domingo, 10 de outubro de 2010

Bolo de Massapan Jardim amarelo

Bolo de Massapan, massa de Pão-de-Ló, recheio de doce de ovos

3 comentários:

  1. Boa Noite Anita
    Eu sou um jovem de 19 anos e como a minha data de aniversário esta-se a aproximar e eu quero surpreender todos com um belissimo bolo tenho andado de blog em blog a procura de receitas.
    Adorei o seu trabalho e simplemente este bolo entusiasmou-me visto que aqui em França onde eu vivo não temos este tipo de bolos de aniversário infelizmente :(
    Seria possivel Anita me explicar como se faz este bolo e dar-me a receita do Massapan, da Massa de Pão-de-Ló e do Doce de Ovos para que eu possa tentar realizar um igual para a minha festa de aniversário. E este bolo ve-se que ele é bastante humido neste caso rega o bolo com alguma calda. Se me poder enviar as receitas para o meu endereço email ficaria-lhe imensamente agradecido para o resto da vida. O meu endereço email é gato_2@live.fr
    Continuação de uma boa Noite e tem muita arte a fazer bolos Anita! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá André,

    Muita obrigada pelo contacto e ainda bem que gostas do bolo. Vou descrever-te a receita o melhor possível, mas quanto à massapan, costumo comprá-la numa loja especializada na confecção de bolos, sem dúvida que em França também encontrarás, até porque aí existe há já mais tempo do que cá em Portugal. Sei que existem receitas para a preparação da massa mas nunca experimentei. Para o caso de não conheceres, esta massa é feita à base de amêndoa e açúcar, boa para quem aprecia o paladar a amêndoa. Contudo, existem outras possibilidades como a Pasta Americana, com textura de açúcar e que oferece maior facilidade na execução do bolo, e muitas possibilidades de cores e enfeites. Tudo se resume a uma questão de gosto.

    Fica então a receita do bolo:

    Massa de Pão-de-Ló
    6 ovos
    250 g. de açúcar
    4 colheres de sopa de farinha (bem cheias)

    Bater muito bem os ovos e o açúcar e no fim, adicionar a farinha, batendo apenas para misturar completamente. Colocar a massa na forma desejada, previamente untada com margarina e polvilhada com farinha. Cozer em forno médio por aproximadamente 30 minutos. Quando estiver pronto, colocar a forma sobre um pano de cozinha, polvilhado com açúcar, e deixar arrefecer enquanto prepara o doce de ovos.

    Doce de ovos

    ½ Dl de água
    150 g de açúcar
    4 gemas de ovo

    Levar ao lume a água e o açúcar até levantar fervura e deixar ferver durante 2 minutos. Retirar do lume e deixar esfriar durante 3 minutos. Entretanto, separar as gemas e desfazer com a ajuda de uma colher de sobremesa de água. Após o período de arrefecimento da calda de açúcar, juntar em fio às gemas, mexendo sempre para que não recoza. Transferir a mistura para o tacho utilizado e levar ao lume até que engrosse, mexendo sempre para não pegar ao fundo. Não deixar engrossar em demasia.

    Montagem do bolo:

    Utilizar uma calda de açúcar para que o bolo permaneça húmido mesmo nos dias seguintes, poderá ser a calda de ananás em lata, ou então ferver um pouco de água e açúcar. Tentar partir o bolo ao meio, com a ajuda de uma faca de serra grande, ou com a serra própria para fazer camadas em bolos. Deve então molhar-se o bolo por todo, com a ajuda da mão, e no meio rechear com doce de ovos, colocando então no prato de servir e cobrir com doce de ovos, não em demasia para que não fique enjoativo (a receita referida é suficiente para este bolo).
    O bolo estará então pronto para a decoração, com a massapan, que não desencorajo de tentar mas que por vezes apresenta alguns obstáculos para quem nunca experimentou anteriormente. Ela é vendida ao kilo, em barras grossas (para este bolo 700 g serão suficientes) e é preciso depois esticar com o rolo da massa, até que fique fina, e é então disposta sobre o bolo. Este processo exige algum esforço.

    Se preferir, o bolo coberto com o doce de ovos fica bonito por si só, e poderá também ser enfeitado de inúmeras formas, com fios de ovos, flores de açúcar, amêndoas ou nozes, chocolate granulado, etc.

    Espero ter ajudado, qualquer dúvida estarei disponível para ajudar. Tenho a noção de que poderei não parecer muito esclarecedora, ou ter resumido em demasia a receita, já que faço este bolo há tanto tempo, que é difícil perceber o mais importante a transmitir.

    Bons cozinhado e um Feliz aniversário André :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana Dias,

    Queria lhe agradecer imenso pela receita com certeza será um grande momento a minha festa de aniversário. Muito obrigado. Estou mesmo muito contente por me ter fornecido a sua receita.

    Quanto a explicação está verdadeiramente perfeita e eu compreendi cada passo da preparação do bolo. :D

    E obrigado este meu aniversario sera inesquecivel e em parte a Ana contribuiu. Foi a melhor prenda de aniversário ;)

    Continue actualizando o seu blog porque tem uma arte incrivel Ana.

    Muitos Beijinhos e uma vez mais obrigado Ana. ;)

    ResponderEliminar